quinta-feira, 17 de julho de 2008

São José do Rio Pardo merece uma mudança

“Sente-se o que a massa sente, a massa quer gritar: ‘A gente quer mu-dança, o dia da mu-dança, a hora da mu-dança, o gesto da mu-dança'"
O eterno Deus Mu Dança - Gilbeto Gil


A trajetória política de São José do Rio Pardo há décadas vem sendo marcada por uma sucessão de grupos dominantes que se alternam no poder. O período eleitoral mostra que novamente as ligações, articulações e formação de panelinhas se organizam de forma a perpetuarem essa estrutura. Assim de tempos em tempos velhos figurões ressurgem das entranhas e novamente começam a engendrar o mesmo esquema podre e o velho jogo sujo da compra de votos, da trapaça e da manipulação do pensamento dos mais ingênuos; tudo isso para se manterem no poder e fazer da política rio-pardense o trampolim para um salto na sua vida pessoal e para a sua estabilização econômica, transformando São José do Rio Pardo num curral eleitoral nos mesmos moldes do Brasil coronelista do começo século passado.
O reflexo dessa história sórdida é visto na estagnação em que vive o município, notória em casos como a falta de emprego, moradia, trânsito caótico, falta de infra-estrutura, lazer e outros tantos exemplos, condenando São José a um atraso desenvolvimentista, econômico, cultural e intelectual, que muito em breve o colocará numa posição abaixo dos municípios da região que possuem um potencial bem inferior ao nosso.
As eleições municipais deste ano apontam a saída desse modelo arraigado em que se tornou a política rio-pardense, pois contrapondo-se aos auto-intitulados “donos do poder” um novo grupo - formado por pessoas idôneas, de caráter e integridade moral imaculada - desponta com uma nova visão e uma nova proposta para tirar São José do marasmo ao qual está sentenciado. Com uma nova mentalidade e com propostas e idéias fundamentas em experiências que deram resultados positivos, um caminho poderá ser aberto e colocar novamente a cidade na trilha do desenvolvimento, dando assim à população uma qualidade de vida que ela tanto merece.
Ao eleitorado fica a mensagem de que esse é o momento de virar a mesa e dizer não àqueles cujo único compromisso é com si próprio e com a realização pessoal, que pensam unicamente no individual e não no coletivo. Chegou enfim o momento da mudança que São José do Rio Pardo tanto merece.
Marcelo Augusto da Silva - 18/07/08