quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O legado da geração Woodstock

Muito se comentou sobre os 40 anos do Festival de Woodstock, mas pouco se disse sobre quem eram e o que queriam as pessoas que estavam presentes no evento.
Vistos por muitos como arruaceiros ou até mesmo vagabundos, os integrantes do movimento hippie tinham um propósito, um ideal de vida a ser difundido e, quem sabe, empregado. Contemporâneos de um momento histórico marcado por guerras, hostilidades entre nações e países e de muita opressão da sociedade e das gerações antecessoras, esses jovens protestaram à sua maneira contra as imposições que lhes eram outorgadas; mostraram a todos um novo estilo de vida e de comportamento, tentaram provar que a paz poderia existir e que um outro mundo, bem diferente daquele, era possível acontecer.
Se hoje um jovem adota um comportamento que ele julga ser-lhe adequado; se ele conquista sua liberdade sem muitos transtornos ou contratempos; é ouvido e respeitado dentro da sociedade, ele deve isso à juventude das décadas de 1960 e 1970 que foi contra tudo e todos, correndo todos os riscos para que todos esses direitos fossem desfrutado.
Embora a paz sonhada pelos hippies ainda não tenha se tornado uma realidade a situação do jovem progrediu muito comparada a outros momentos. Hoje o seu valor é reconhecido e seus direitos garantidos.
Cabelos compridos, vestuário feito de acordo com aquilo que sua personalidade determina, liberdade de ação e pensamento junto com outros tantos elementos que antes eram considerados um sacrilégio fazem parte da vida da juventude de hoje, sem que isso cause estranheza ou alarde.
Sempre alguém é sacrificado de uma forma ou outra quando uma luta para se conquistar um objetivo é iniciada, é uma condição natural que não deixa escapatórias. Seu objetivo é atingido, mas alguém paga o seu preço. Esse preço foi muito bem pago pela geração Woodstock, eles sentiram na pele a rejeição, o isolamento, a resistência de gerações conservadoras que não conseguiam ou não queriam entender o que na verdade eles estavam pedindo. Jovens e adolescentes da atualidade devem agradecimentos aos que hoje são considerados velhos e caretas. Seu engajamento, sua atitude e sua modernidade é um fruto da justa rebeldia de outros tempos.


Marcelo Augusto da Silva - 04/09/09