quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Diante ao caos, o refúgio



Quantas bocas se fecharão, quando a bomba beijar o chão da cidade em chamas?
Cidade em Chamas - Engenheiros do Hawaii


            Com motivos estapafúrdios e irreais que agridem o nosso senso crítico e com consequências desastrosas e de níveis alarmantes, as guerras são uma constante na História da humanidade.
            Em meados do século passado, razões econômicas e hegemônicas causaram o início da Guerra Fria (1947-1991), um conflito basicamente ideológico, que levou os EUA a entrar numa disputa com a extinta URSS, onde ambos buscavam maior área de influência. Em meio a essa contenda que dividia o mundo em duas partes, ocorreu a Guerra do Vietnã (1959-1975), na qual a parte sul e capitalista do país entrou em combate com a porção norte socialista; dessa forma, os EUA, aliado do Vietnã do sul, temendo que mais um Estado se alinhasse ao socialismo, interviu no conflito, causando as atrocidades inerentes a uma guerra e peculiares do comportamento estadunidense, o qual em nome de sua dominação ideológica usa, se necessário, meios sórdidos e inescrupulosos. O saldo dessa guerra infame foi um total de cinquenta e oito mil estadunidenses mortos; para o Vietnã o desastre foi maior: cerca de três milhões de mortos entre soldados e pessoas da população civil.
            Após trinta e oito anos do fim da Guerra do Vietnã e vinte e dois do fim da Guerra Fria, Ho Van Than, um senhor de 82 anos, e seu filho Ho Van Lang de 41 anos, foram encontrados dentro de uma floresta do Vietnã, vivendo de acordo com as condições naturais do ambiente. O pai se refugiou na selva depois que um bombardeio em sua aldeia matou sua mulher e dois de seus filhos. Embora ambos tivessem a consciência de que o conflito há muito tinha se encerrado, Ho Van Than - que já havia sido encontrado por outro filho, o qual já mantinha contato desde a década de oitenta - se recusava a ser retirado do local. O resgate só foi concretizado devido às más condições de saúde em que o pai se encontra.
            Esse episódio pode trazer ao debate grandes assuntos referentes às questões bélicas e também sociais. A dupla habitando há mais de quarenta anos uma floresta, onde o filho praticamente viveu toda sua existência nessa condição, comprova a gravidade das batalhas, pois os dois numa atitude de pavor, lá se instalaram e não manifestaram nenhuma atitude de abandono do local. A vida dos dois em condições em consonância com a natureza - porém incompatíveis com o comportamento contemporâneo - mostra que é possível, apesar das restrições e do desconforto, viver com muito pouco.
            Evidentemente, diante da barbárie a qual os dois presenciaram, é possível afirmar que a solução foi viver de forma isolada e com poucos recursos, condição preferível perante uma vida atrelada a uma insana disputa pelo controle econômico.
            Diante do ocorrido, há de se constatar que tão grave quanto invadir, massacrar e pilhar o território alheio, seria nesse momento não respeitar a opção de escolha por uma vida reclusa e impor uma socialização, principalmente do filho que praticamente é uma nativo desse ambiente.  Uma vez adaptados e acostumados à vida nos moldes primitivos, a introdução e reintegração à sociedade pode ser vista como o mesmo processo desrespeitoso de imposição cultural característico do período colonial.
            Não fosse a debilidade física enfrentada pelo pai, certamente ambos continuariam a viver de modo isolado, concluindo dessa maneira que é preferível uma vida de forma simples e digna junto à natureza, a um modo de viver ao meio da insensatez do mundo contemporâneo.

Kim Phuc de 9 anos correndo em meio ao povo desesperado em 08 de Junho de 1972, após um avião norte-americano ter bombardeado a população de Trang Bang com napalm e Ho Van Lang de 41 anos sendo resgatado no dia 08 de agosto 2013.