domingo, 17 de fevereiro de 2013

O som gótico do The Cure no Brasil


Há quem afirme que a estabilidade econômica do país viabiliza a vinda de grandes shows internacionais ao Brasil, uma vez que os empresários podem apostar na venda de ingressos. Essa teoria pode ser confirmada com a grande frequência desses shows que tivemos nos últimos tempos; só no ano passado tivemos o megasshow “The Wall”, de Roger Waters; Robert Plant, Scorpions, Marillion, Rick Wakeman, entre outros.
E esse ano certamente não será diferente. Além do Festival Lollapalooza no mês de março que trará grandes atrações, esperamos a confirmação do New Order para esse primeiro semestre, e para a alegria dos fãs, no mês de abril a banda de rock gótico The Cure fará duas apresentações, sendo uma em São Paulo no estádio do Morumbi no dia 06 de abril e a outra dois dias antes no HSBC Arena no Rio de Janeiro. A banda volta ao Brasil depois de 17 anos; sua última apresentação foi em 1996 no Hollywood Rock. A turnê desse ano faz parte do projeto Live Music Rocks e o conjunto deverá se apresentar em mais cinco países da América do Sul.
O grupo britânico The Cure teve seu surgimento no ano de 1976, mas seu grande sucesso veio na década seguinte, período em que o estilo musical da banda se afirmou e conquistou fãs por todo mundo. O Cure é responsável pela preconização de um estilo do rock alternativo denominado gótico, ou pós-punk, caracterizado por letras com temas obscuros e angustiantes, vocais melódicos, que no caso da banda fica a cargo de Robert Smith - que além de líder do grupo, também é diretor musical, compositor e produtor da banda desde a sua formação - e o uso de guitarra, teclado e sintetizadores.
Responsáveis pela criação de álbuns clássicos e memoráveis como o de estreia  Three Imaginary Boys, de 1979, Pornography, de 1982, The Head On The Door, de 1985, e  Disintegration, de 1989, e de canções de alto nível de música e letra como  Just Like Heaven, Close To Me, Friday I'm in Love, Boys Don't Cry, Lovesong, Lullaby , e In Between Days, a qual inclusive foi tema de novela, marcando uma fase mais comercial da banda, o The Cure influenciou a geração gótica e depressiva dos anos 80 e 90, a qual buscava nas letras e no som dos grupos góticos um existencialismo e um sentido de vida o qual não encontravam dentro da sociedade de consumo, vazia, materialista e superficial que emergiu naquela década pós fim da Guerra Fria.
A venda de ingressos para o show de São Paulo foi aberta nesse dia 18 no site Live Pass, e a quantidade disponibilizada foi de 40 mil unidades para um estádio que tem a capacidade de receber até 70 mil expectadores. Para os fãs do rock alternativo, e em especial do The Cure, resta aguardar o show, que de acordo com próprio site da banda, vai ser inesquecível para os brasileiros, além de que resta contar com o cumprimento da promessa de Robert Smith que garantiu aos fãs que irá realizar uma apresentação de três horas. Vale a pena esperar.
Marcelo augusto da Silva, 17 de fevereiro de 2013.