quinta-feira, 16 de maio de 2013

As armas de plástico dão medo de brincar?



A violência está em todo lugar / Não é por causa do álcool, nem é por causa das drogas.
A violência é nossa vizinha / Não é só por culpa sua, nem é só por culpa minha.
Violência gera violência.
Violência - Titãs


O avanço tecnológico tem trazidos vários benefícios e comodidades àqueles que têm o seu acesso, mas como sempre, há também aqueles que irão utilizar dessa vantagem para fins não tão dignos. É o que aconteceu nas últimas semanas com a disponibilização de um download com detalhes de como produzir uma arma de fogo de plástico usando uma impressora 3D; a arma poderia ser produzida por qualquer pessoa que tivesse o equipamento em sua casa.
            A tecnologia de impressão em 3D é um recurso em que um molde é desenvolvido em um software específico e depois enviado a uma impressora que produz o objeto em plástico, sendo que o usuário pode produzir engrenagens, peças, produtos, brinquedos ou qualquer outro artigo que sua imaginação permitir. No entanto essa imaginação foi longe demais para Cody Wilson, aluno de direito na Universidade do Texas, desenvolvedor das peças que montam a arma de plástico. Segundo o estudante, “a ideia de distribuir abertamente via Internet detalhes de como produzir armas foi inspirada por escritos anarquistas do século 19”; Wilson argumenta ainda, apoiado na ideologia estadunidense da intolerância e superioridade “que todos deveriam ter acesso a armas”.
No curto espaço de tempo que o projeto ficou disponibilizado, houve milhares downloads, o governo estadunidense, logo em seguida, decretou a sua proibição, exigindo que o mesmo fosse tirado da internet. No entanto, sabe-se que depois que um arquivo vai à rede é praticamente impossível barrar a sua disponibilidade devido à facilidade de transmissão; mesmo com a ordem de retirada pelo Departamento de Estado americano sob a alegação de que o projeto violaria as leis internacionais de controle de armas, o arquivo já havia sido disponibilizado pelo Pirate Bay, site que disponibiliza o torrrent[1] de arquivos. O Brasil foi um dos países que mais baixou esse arquivo.
Esse acontecimento retrata o perigo que a tecnologia pode trazer às pessoas e também a capacidade do ser humano de transformar aquilo que poderia ser usado de forma positiva em algo maléfico. Com uma história marcada por casos de violência, tragédias, chacinas e acidentes causados pelo uso desregrado de armas de fogos pelo cidadão estadunidense, o qual tem uma facilidade maior de aquisição de armamentos, essa prática pode ainda ser facilitada com essa nova forma de acesso às armas.
Enquanto alguns Estados, ONGs e sociedade civil não poupam esforços para acabarem com a “cultura do uso de armas”, promovendo campanhas e movimentos pacifistas e campanhas de desarmamento - comportamento que gerou a proibição da comercialização das armas de brinquedo, por exemplo -  outros como os EUA usam a tecnologia para armar o cidadão, servindo-se sempre da velha mentira da segurança, da autodefesa e da maior tolice de todas ao afirmar “o cidadão de bem tem o direito de se proteger da violência”, chavão que além de contar uma grande contradição, não passa de um argumento vazio e insano para justificar o conduta daqueles que no fundo tem a índole inconsequente e violenta.    



[1] Torrent é um protocolo que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo entre usuários. Devido a isso, o Torrent não pode ser considerado um software para fins ilegais, pois qualquer pessoa pode usar o protocolo para distribuir arquivos. Se conteúdos ilegais são distribuídos pelo serviço, a responsabilidade, neste caso, é dos usuários que o fazem, e não do programa.


Marcelo Augusto da Silva - 16/05/2013