quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Novamente a intervenção



A Síria vive uma guerra civil desde 2011em que envolve as forças governistas representadas por Bashar al-Assad e rebeldes opositores, a qual já rendeu um total de mais de 100 mil vítimas. Nas últimas semanas um ataque no país foi responsável por mais de 1300 mortos que, de acordo com o governo estadunidense, foram usadas as tão temíveis e inadmissíveis armas químicas. O governo ditatorial de Assad, no entanto, responsabiliza a oposição.
O discurso estadunidense leva a uma interpretação de que armas químicas não são toleradas, mas outros tipos sim, pois como a situação indica há o risco de intervenção militar em território sírio sob a justificativa de ajuda humanitária. Essa possível intervenção - que certamente será formada por uma coalizão da OTAN - na Síria contra o governo de Assad praticamente reitera a ação autoritária encabeçada pelos EUA.
Os agravantes contra essa atitude soberba dos EUA são vários: há a oposição dos estadunidenses, onde uma pesquisa revelou que 60% da população é contra a intervenção; o fato do Conselho de Segurança da ONU ainda não ter um laudo sobre o que realmente aconteceu no dia 21 de agosto, o dia do ataque; o efeito reincidente estadunidense, praticado contra o Iraque em 2003 e que causou perplexidade e uma rejeição elevada ao invadir o território contrariando a decisão da ONU, e a postura duvidosa de Obama, o qual se elegeu erguendo uma bandeira contra a política militarista de seu antecessor Bush, e que hoje se mostra tão arrogante e autoritário quanto.
Olhando para esse panorama crítico das relações internacionais atuais, vemos que a região do Oriente Médio é conflituosa há muito tempo e a intervenção, seja lá de quem for, não resolverá em nada os conflitos, uma vez que o fundamentalismo e a instabilidade política são verdadeiros condicionantes para que lideranças surjam e atuem de maneira insensata e antidemocrática. Por outro lado vemos a insuficiência da ONU, uma organização supranacional, ao menos em tese, a qual não consegue intermediar conflitos e nem muito menos resolvê-los de um modo mais imparcial possível, mostrando-se fraca e submissa, onde potências econômicas, que além de ocuparem cadeiras em setores essenciais na organização, passam por cima de suas decisões, mostrando-se muito mais fortes e eficientes, atitude que em hipótese alguma deveria acontecer.
Até o presente momento, a situação indica que a hegemonia e a prepotência ocidental vão novamente se articular e decidir o que deve ser feito de acordo com sua visão unilateral. Longe de consentir com a violência síria e se colocar a seu lado e aos governos ditatoriais que se instalam no Oriente Médio, a História mostra que uma repressão à violência e a conciliação e o restabelecimento da estabilidade política não pode ser feita de forma vertical como acontece.

Marcelo Augusto da Silva - 29/08/2013