quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fórum social: do mundo para a nossa região

Depois do fim da Guerra Fria o mundo deixou a bipolaridade (domínio econômico dos EUA capitalista e da URSS socialista) e passou a viver a multipolaridade (vários países ou blocos econômicos dominando a economia). Para os países subdesenvolvidos ou aqueles que estão em desenvolvimento isso não significou nenhuma melhoria, pelo contrário, com essa mudança os serviços sociais foram sucateados não havendo mais investimento neles ou em casos mais extremos foram totalmente abandonados.
A própria política da chamada “nova ordem mundial” denominada de neoliberal prioriza a iniciativa privada em detrimento do serviço público, determinando que os Estados não invistam mais na área social, para que dessa forma o capital privado tenha largas oportunidades de explorá-la. É dessa maneira que funciona quando não somos atendidos com um serviço público de qualidade na saúde, na educação ou na segurança, onde aquele que quiser qualidade deve pagar um alto preço por ela. Assim também sobram mais verbas oriundas de impostos a serem destinados aos organismos financeiros internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, por exemplo, além de selar o pacto entre o governo e o setor empresarial, os quais obtêm vantagens nesse sistema.
Por conta desse descaso estatal sobrou para a sociedade se organizar e buscar alternativas perante a esse modelo capitalista selvagem, maneira a qual ela pode conseguir algo que por direito é seu.
Em partes distintas do mundo, ocorre anualmente o Fórum Social Mundial, evento que procura através do debate, da informação, da conscientização e da troca de experiência encontrar soluções para que o fim das desigualdades seja conquistado e para que as camadas populares e as minorias não sejam massacradas nem muito menos se transformem meras marionetes dos donos do poder e do capital.
A nossa cidade – que faz parte de uma região rica em recursos a serem explorados, porém esquecida pelas políticas públicas – tem o privilégio de sediar o I Fórum Social da Mogiana, que a exemplo do Fórum Social Mundial tem a finalidade de buscar as diretrizes que elevem o nível de vida da população, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento econômico regional.
Com um grupo de participantes onde a maioria está engajada e atuante nos movimentos sociais, o acontecimento promete mobilizar e envolver todos em torno de uma mesma causa, objetivando a progressão do nível de vida coletivo.
O Fórum será enfim uma oportunidade única de poder iniciar um movimento reverso de uma grave situação política, social e econômica institucionalizada, além de permitir que cada um olhe a realidade ao seu redor sem as máscaras colocadas pela mídia, para que assim podemos ter no futuro um mundo bem diferente desse que conhecemos.
Marcelo Augusto da Silva - 13/05/09