domingo, 28 de dezembro de 2008

As comemorações de ano-novo

A tão esperada e popular festa de final de ano, chamada também de Reveillon, é comemorada de várias formas pelo mundo, variando de acordo com a cultura e as tradições de povos e países. Apesar das diferenças a festa apresenta uma característica comum a todas, que é o espírito de renovação, e o momento de esperança, de promessas e sonhos que poderão se concretizar.
As variações da comemoração do ano-novo acontecem devido também à diversidade de calendários que existem no mundo. Para os islâmicos o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina. A comunidade judaica também tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano (nosso calendário). Na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro.
O nosso calendário é originário dos romanos com a contagem dos dias, meses e anos. Desde o começo do século XVI, o ano-novo era festejado em 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de Abril. O Papa Gregório XIII instituiu o 1º de Janeiro como o primeiro dia do ano, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que as pessoas passaram a pregar peças e ridicularizar os conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim, nasceu o Dia da Mentira, que é a falsa comemoração do Ano Novo.
Embora sendo comemorado em várias datas, os rituais realizados no Reveillon são os mesmos praticados em muitos países como a queima de fogos, utilizada no mundo inteiro, que recebe o ano-novo entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, servir para espantar os maus espíritos. Em meio a essa agitação as pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços. Há também na cena da passagem de ano o vestuário, em que o fato de vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova. Já a cor da roupa é praticamente obrigatório o uso do branco, que simboliza a paz, a harmonia e a esperança que se deseja conquistar a partir desse dia.
Não importando a forma ou a data de sua comemoração, o Ano Novo representa o fim de um ciclo e o início de outro. Festejado de uma maneira sadia e sem excessos ele serve como uma inspiração para todos promoverem mudanças e planejarem melhor seus dias.
Marcelo Augusto da Silva - 02/01/09