quinta-feira, 22 de julho de 2010

Qualidade musical na Serra do Mar



Parece que o inverno combina com o bom gosto musical; talvez o Festival de Inverno de Campos do Jordão nos dê essa sensação, mas em muitos lugares essa época do ano não é só marcada pelas alienantes festas de peão. Um caso desse tipo é a Vila de Paranapiacaba, antigo centro de controle operacional e residência de operários da extinta companhia inglesa de trens São Paulo Railway, inaugurada no final do século XIX, atualmente um distrito de Santo André que há dez anos realiza em parceria com o SESC o já famoso e tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba.

Colocado em prática por gestões do PT e mantido pela atual administração, o Festival movimenta o pequeno povoado reunindo pessoas de toda a região que buscam por música de qualidade.

Com um clima frio e uma densa neblina característica daquela região que cobre a bela paisagem do local mesmo durante o dia, Paranapiacaba encanta os visitantes com a sua aparência única, composta pela vegetação e o relevo montanhoso, além das suas antigas casas de madeira, hoje tombadas pelo patrimônio histórico, e suas ruas de paralelepípedo separadas pelos trilhos da desativada estrada de ferro que divide a vila em parte alta e parte baixa.

Em meio a esse visual convidativo, seus prédios públicos recebem nesse mês grandes nomes de nossa música em shows gratuitos que vão desde o início da tarde até a noite. Com uma estrutura bem projetada e com uma equipe de profissionais treinados a receberem o turista, o Festival de Inverno de Paranapiacaba é pura celebração à nossa música em meio a um vilarejo cravado na Serra que mais se parece com uma Londres em pleno trópico.

Nomes como Ed Motta, Léo Maia, Fernanda Porto, Pedra Branca e Zeca Baleiro uniram gente em torno da excelência de suas composições e interpretações.

Quem deseja desfrutar desse ambiente o Festival de Inverno Paranapiacaba continua nesses dias 24 e 25 de julho levando nomes como Zélia Duncan, Bruna Caram, Maria Rita, entre outros. Basta conferir a programação no site www.paranapiacabaecotur.com e aproveitar o melhor do que a nossa música pode oferecer.


Marcelo Augusto da Silva - 22/07/10