quinta-feira, 5 de março de 2009

A informação na era tecnológica

Durante muito tempo a mídia, tanto televisiva quanto a impressa, influi diretamente na opinião dos telespectadores e leitores, que recebem as notícias da maneira como são divulgadas e dessa forma acabam a aceitando como uma verdade indiscutível. Esses meios de comunicação têm como responsabilidade apenas transmitir a notícia, nunca estimular a crítica nem tampouco o debate.
É um caso pouco divulgado, mas os meios de comunicação são geralmente ligados a grupos empresariais ou políticos e até mesmos a países estrangeiros, os quais muitos deles financiam em grande parte essas empresas de comunicação; ou então são favoráveis por simpatia, conveniência, interesse e em muitos casos por possuírem a mesma ideologia. Sendo assim “mascaram” a veracidade dos fatos ou então os deturpam, transmitindo-os da maneira mais conveniente a eles.
Com o advento da tecnologia, da globalização e da popularização dos equipamentos eletrônicos, os acontecimentos são divulgados praticamente de forma instantânea para todo o mundo, contrário de alguns anos que levava certo tempo a atingir determinados lugares ou pessoas. Essa revolução na comunicação deu a chance para um maior número de pessoas possuir o acesso à informação favorecendo o ingresso num mundo com uma ampla variedade de opções de noticiários.
Enquanto a televisão e os jornais colocam os profissionais da comunicação no cabresto, e moldam a opinião dos seus seguidores, a internet abriu as portas para uma nova forma de pensamento e disseminou a verdadeira liberdade de expressão. Através de portais e sites, o jornalismo e os seus profissionais encontraram um meio de poder divulgar as notícias da maneira como elas são, sem máscaras e nem de forma encoberta, e ainda com um enfoque imparcial, tendo agora a oportunidade de se desdobrar para uma análise mais profunda.
Numa fase mais recente os blogs invadiram a internet e proliferaram a rede de informações independentes, com comentários precisos e livres de qualquer influência, sobre acontecimentos gerais. Isso possibilitou a manifestação do pensamento de cada indivíduo e a oportunidade de divulgação de fatos, principalmente políticos, com outro enfoque ou então sem nenhum controle.
Na atual era da globalização e da propagação do acesso à internet que vivemos isso representa em grandioso avanço no que diz respeito à informação. Essa é a possibilidade de poder ter contato com os fatos da maneira como eles são. É provável que esse processo de evolução na comunicação não agrade a muitos - embora ele seja lento para que ele atinja a todos - mas aqueles que dominam o pensamento e manipulam os expectadores e leitores sentirão a falta de ludibriá-los com suas “verdades mentirosas”.
Marcelo Augusto da Silva - 06/03/09