sexta-feira, 6 de junho de 2008

Brasil: da bandalheira ao caos

Nos últimos anos a mídia brasileira divulgou uma enxurrada de denúncias envolvendo políticos em escândalos e corrupções dos mais variados tipos, e como se não bastasse, não pararam por aí. Basta ligar a TV ou o rádio, abrir o jornal ou acessar a internet que teremos a má notícia que já não nos surpreende mais.
Essa situação leva a crer que a falcatrua vem aumentando de tempos pra cá e que a falta de vergonha na cara dos políticos já deixou de ser exceção. Realmente o país está mergulhado na imoralidade, vivemos o caos político, social e moral, mas o caso não se explica somente pelo aumento da bandidagem e sim pelo fato das denúncias terem aumentado, ou seja, a imprensa, os partidos de oposição, as organizações em geral e até o povo não se silenciam mais diante da barbárie.
Longe de justificar a picaretagem, a bandalheira sempre esteve presente na História do país. Um breve olhar no nosso passado já deixa isso claro, a começar pela colonização onde os europeus inauguraram a rapinagem tomando as terras dos nativos; depois povoaram o território com a elite ou com degredados e escravos, o que perpetuou a exploração, o antagonismo e a falta de caráter e, ao tentar instalar mecanismos de governo e controle das terras tupiniquins se esqueceram do pequeno detalhe da distância entre a colônia e a metrópole deixando o país à própria sorte e facilitando a baderna. Estes, porém são apenas alguns entre vários casos da nossa avacalhação política, administrativa e social.
O que acontece agora são as conseqüências do nosso trágico passado; é o acúmulo de mais de quinhentos anos de exploração, de impunidade e de distribuição de privilégios a poucos. Num país onde a justiça praticamente não existe e a subtração é a cultura de alguns, o desenvolvimento e a igualdade certamente ficarão cada vez mais para trás. Não há como conciliar desenvolvimento com pilhagem ou justiça social com saque, pois o que se arrecada vaza para as contas de nossos representantes descaradamente.
De 1500 para cá o Brasil evoluiu: da bandalheira ao caos. Enquanto esse mal fizer parte da nossa sociedade, a miséria, a injustiça e a desigualdade vão continuar no nosso meio. A solução é simples e ao mesmo tempo cruel: ou a corrupção ou o nosso sangue.

Marcelo Augusto da Silva - 24/08/07

Nenhum comentário: