sexta-feira, 6 de junho de 2008

Mudanças sempre vêm

Apesar de você amanhã há de ser outro dia, ainda pago para ver meu jardim florescer qual você não queria”.
Apesar de você, Chico Buarque


Uma simples observação em relação à opinião das pessoas, que se nota um total desconforto e insatisfação quanto a atitudes no que diz respeito às melhorias nas condições de vida da população. Parece que se acostumou com o descaso político, à opressão, à exploração e com a insignificância em relação ao ser humano.
Porém parece que nem tudo é lama; há posturas que vêm trazendo significativas mudanças de uns tempos para cá. Há exemplos que demonstram uma preocupação com o indivíduo e com a coletividade, como é o caso do acesso para deficientes a estabelecimentos públicos e privados, o qual há algum tempo esse grupo ficava praticamente restrito; na garantia de vagas nas escolas públicas, onde num passado não tão distante as mães acampavam nas calçadas dos prédios escolares para matricularem seus filhos; na criação de cotas para negros e para jovens oriundos de escolas públicas, que apesar de seus problemas e contradições esse assunto sequer era mencionado; na política que por incrível que possa parecer em meio a uma total depravação, raramente se encontra uma ditadura legítima e até mesmo na questão ambiental vemos uma grande preocupação de governos, entidades e até mesmo das pessoas que mudaram totalmente seu comportamento, visto que nas gerações passadas um estilingue era item obrigatório de qualquer garoto.
No entanto esses exemplos não acompanham os anseios e as necessidades das pessoas e do mundo, mas mesmo que com timidez e caminhando à passos de tartaruga eles estão acontecendo e estão fazendo alguma diferença.
A penúria de um povo não deve levar à descrença. Por mais que as atrocidades existam e que multidões vivam à mercê de poucos, a insatisfação deve ser convertida em determinação e em espírito de mudança. É preciso encontrar esperança, conseguir enxergar o que há de melhor e lutar pela sua expansão.

Marcelo Augusto da Silva - 31/08/07

Nenhum comentário: