segunda-feira, 9 de junho de 2008

Os biocombustíveis e o preço dos alimentos

O forte investimento em biocombústíveis vem causando uma grande polêmica a respeito do assunto. A produção do etanol é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis, é renovável e também diminui consideravelmente os problemas do aquecimento global, além de ser uma opção econômica para os países pobres da África e da América Central.
De acordo com essa afirmação a investida no setor teria todas as justificativas necessárias. Porém a elevação nos preços dos alimentos nos últimos meses vem resultando em várias críticas no cultivo de matérias-primas para a produção do etanol, e o Brasil foi um dos países a sofrer acusações, pois a produção de cana-de-açúcar brasileira vem a cada ano batendo recordes de produção onde o álcool, e também o açúcar, é exportado em grandes quantidades.
Organismos internacionais afirmam que a produção do etanol é a principal responsável pela o aumento nos preços dos alimentos e conseqüentemente pela fome mundial, que atinge 100 milhões de pessoas nos países mais pobres do mundo. A relação entre etanol e a alta dos preços é que a plantação de alimentos é substituída pela cana-de-açúcar para a produção do biocombustível.
No dia 02 de maio o novo relator das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, pediu a suspensão imediata dos investimentos em biocombustíveis, que segundo ele é a única responsável pelo aumento nos preços, afirmando que as metas para a produção do etanol pelos EUA e União Européia são ambiciosas.
É claro que não se pode atribuir somente uma causa para o problema, se bem que a plantação da cana gera o plantio de um só produto e um desestímulo a outras culturas, pois muitos produtores arrendam suas terras para usineiros. Porém há também outros fatores que contribuem para esse cenário de elevação de preços.
Algo importante que vem acontecendo é que muitos países vêm reduzindo o número de pessoas pobres que até pouco tempo não tinham acesso a uma alimentação de qualidade; essa camada agora pode adquirir uma maior quantidade alimentos, e a produção mundial não acompanhou o aumento desses consumidores. Esse grupo de pessoas que por muito tempo não se alimentavam adequadamente vem consumindo cada vez mais a carne vermelha - que gasta uma enorme quantidade de cereais na sua produção - além de outros produtos como o arroz e o trigo. Há também o problema das alterações climáticas que interferem no plantio gerando muitas perdas, diminuindo assim a oferta de produtos e causando um aumento nos preços.
Se por um lado a produção de cana no Brasil pode gerar lucro para o país, ela pode gerar também sérios problemas como esse do aumento dos preços, além de outros como a monocultura, as queimadas, o trabalho exaustivo dos bóias-frias, e o fim das pequenas propriedades.
Pelo que se pode perceber o debate vai se estender por muito tempo e as acusações com certeza não vão parar de vir. Muitas delas são justas, outras são meras retaliações, pois o Brasil começa a se destacar como um grande “salvador” na questão energética mundial, o que causa certo incômodo aos países ricos. E como disse o comentarista econômico Vicente Golfeto “não se chuta cachorro morto”.

Marcelo Augusto da Silva - 09/05/08

Nenhum comentário: